Página inicial !
FALTAM
0
DIAS
NOTÍCIAS
 
 
19/05 Segunda-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
Tiradentes/MG - A definir
 
 
Oficina para educadores - Com Marcelo Xavier (Galpão Cine-Horto)
 
 

Data: 19 e 20 de maio

Horário: 14h às 17h

Número de vagas: 20

Sinopse: A oficina tem como objetivo capacitar os educadores a utilizarem os jogos, brincadeiras e dinâmicas teatrais como elementos facilitadores ao ensinamento de suas respectivas matérias. Não se trata, simplesmente, de ensinar-lhes jogos e brincadeiras que serão utilizados com seus alunos, mas sim de levá-los a reconhecer a importância que o desejo e o prazer exercem na capacidade de assimilação de qualquer conhecimento. Se conseguirmos obter a mesma vitalidade de que a criança dispõe em seus momentos de recreação e canalizá-las para suas lições, teremos a base de uma educação permanente.
A oficina pretende o encontro do professor com o jogo dramático. O educador vivenciará o método, descobrirá os conceitos, e entenderá a importância de uma aula que, aliada ao conhecimento prévio de sua disciplina, os liberte das amarras de um formalismo estéril. O ambiente do jogo dramático é o lugar da nossa formação primária, básica, e é apenas pela experimentação de suas próprias ações que a criança pode, eventualmente, ver o objeto como algo à parte. ”A imaginação dramática capacita a criança (e o adulto, de uma outra maneira) a ver a relação entre idéia e sua mútua inter-ação, e que, através da personificação e identificação, a criança pode compreender e apreender o mundo que a rodeia”. O teatro é a base de toda a educação criativa. A criança em sua atividade simbólica constrói jogos e brincadeiras, como uma maneira essencial de ver e lidar com o cotidiano. É o jogo dramático que permite a criança “dominar” seu meio. É um experimento na vida: permite pensar, examinar e testar hipóteses.
Pretende-se envolver os educadores aos conceitos que norteiam a prática do teatro na sala de aula. Utilizando dinâmicas que serão bastante úteis quando direcionadas a desenvolver expressão, relação de grupo, cooperação, criatividade, ritmo, percepção espacial, etc. Os educadores perceberão a importância das brincadeiras e exercícios lúdicos para a assimilação de conhecimentos e reconhecerão no jogo dramático um aliado para a sua prática pedagógica. 

Mini currículo: Artes Cênicas – Fundação Clóvis Salgado - 1983, Educação Artística – FUMA/UEMG, Pós graduação em Metodologia do Ensino da Arte.
Marcelo Xavier é ator, diretor, produtor, arte educador. Um dos fundadores do Grupo Real Fantasia que desde 1983 trabalha exclusivamente para crianças. Atuou em várias produções, dentre elas, “O Menino Maluquinho”, “O Teatro de Sombras de Ofélia”, “Uma Professora muito Maluquinha”, “Fantasmas, monstros e assombrações”, “E se o mundo fosse uma grande brincadeira de criança?”.

 
 
Clique para voltar
 
    ABRIL | 2024    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 
24/05 Sáb

18h - Chafariz
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
II Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Intervenções Oficinas Palestras