Página inicial !
FALTAM
0
DIAS
O que fazer
 
 
O que fazer > Onde Comer > Onde Comprar > Onde Hospedar > Outros
 
O que fazer
 

POR DENTRO DE TIRADENTES
Desfrute de seu tempo livre para conhecer a cidade e seu entorno de diferentes ângulos. A cada visita reviva a Tiradentes com novos olhos.  Aqui você encontra dicas, curiosidades e lugares para aproveitar tudo o que Tiradentes tem de melhor. Ouse!
 
Agência Uai Trip
Rua Francisco Pereira de Morais, 115 - Canjica
32 3355-1161 / 8848-3283 / 9990-0127
uaitripecoturismo@gmail.com
www.uaitrip.com.br
• Serviços de receptivo local - contratação de
guias, vans e reservas
• Aceita cartão
 
Agência Estrada Real
Rua dos Inconfidentes, 218 B - Centro
32 3355-1187 / 8818-1981
estradareal@uol.com.br
www.tiradentesestradareal.com.br
• Turismo Receptivo - Turismo Cultural
- Turismo Ecológico - Transfer -
Organização de Eventos
• Aceita cheque
 
Trekking Serra de São José - Partindo da cidade de Tiradentes, com destino ao topo da Serra de São José, essa caminhada é ideal para quem gosta de admirar uma bela paisagem.Com alturas de 900m a 1.430m, a serra é uma Área de Proteção Ambiental (APA) do estado e cerca a cidade de Tiradentes como uma grande muralha.Durante o trajeto de aproximadamente três horas incluindo a descida, é possível encontrar também calçamentos de pedra feitos por escravos do século XVIII.
 
Cachoeira do Bom Despacho - Localizada a aproximadamente 5 minutos de carro de Tiradentes, a Cachoeira do Bom Despacho é de facílimo acesso. É possível estacionar o veículo próximo ao local e tomar banho nas águas vindas da Serra de São José. Segura inclusive para crianças, a cachoeira possui uma represa de águas tranquilas, além de pequenos poços formados pela queda d’água.
 
Trekking Cachoeira do Carteiro - Diz a lenda que, no caminho para o alto da Serra de São José, foi morto um carteiro que trazia uma mensagem importante. Segundo a tradição, os pedestres devem jogar uma pedra na cruz que marca o local. A caminhada dura aproximadamente uma hora, passa por uma calçada do século XVIII, terminando em pequenas piscinas naturais.
 
Trekking Mangue - A aproximadamente 30 minutos de caminhada, no final da rua Frei Veloso do Bairro do Pacu, entre o morro de Santa Luzia e a Serra de São José, encontra-se várias piscinas naturais com águas cristalinas.
 
Rapel Casa da Pedra - Algumas empresas especializadas oferecem serviços de rapel realizado do lado de fora da gruta. Com uma via de 12m de altura, o passeio é indicado para iniciantes.
 
Off Road Descida do Rio Elvas - O passeio de floating é feito em botes infláveis para oito pessoas e começa numa fazenda a 8km de Tiradentes. A descida pelo rio Elvas passa pelo pontilhão da Maria Fumaça, e por uma poderosa paisagem formada por montanhas e pela fauna e flora da Mata Atlântica. O programa dura cerca de duas horas e meia e, como o rio não possui quedas d’água, pode ser feito inclusive por crianças.
 
Off Road Trilha dos Inconfidentes - Outra opção para conhecer a Serra de São José é se aventurar num Off Road pela Estrada Parque Passos dos Fundadores. O passeio acontece num veículo 4x4 e vai até a base do Pico dos Muares e aosvilarejos de Bichinho e cidade de Prados.
 
Cicloturismo Trilha Caixa D’água - Seguindo o traçado da antiga linha férrea Oeste de Minas, a trilha tem como vista a Serra de São José e passa pelas margens do Rio das Mortes, fazendas e alambiques. Em terreno plano, a pedalada é leve e dura cerca de três horas e meia.
 
Cicloturismo Cachoeira Paulo André - Para quem procura um pouco mais de aventura, a trilha da Cachoeira Paulo André é uma boa opção. A pedalada de nível médio é feita em trechos da Serra São José, aproveitando toda a diversidade de relevo da região. O passeio passa também pela Fazenda do Menino Maluquinho, a Fazenda do Colégio e a Cachoeira Paulo André.
 
Cavalgada Menino Maluquinho - Ideal para iniciantes, o passeio dura cerca de uma hora e meia e passa pela Cachoeira Paulo André, Fazenda do Colégio e Fazenda Menino Maluquinho.
 
Cavalgada Arraial do Bichinho - O trajeto vai de Tiradentes ao Arraial do Bichinho, passando por trilhas e cavas centenárias às margens do Rio das Mortes. O trecho é de nível técnico e dura cerca de duas horas e meia.
 
Teatro de Marionetes - Tiradentes ainda oferece mais uma atração para as crianças: o Teatro de Marionetes. A apresentação acontece aos sábados na Pousada Três Portas e é feita por Bernardo e Renata Rohrmann da Cia de Inventos.
 
Jardineira – roteiro Noturno
Passeio de aproximadamente 80 minutos, realizado à noite pelo centro histórico de Tiradentes, em uma charmosa jardineira Chevrolet 1935. O condutor, o senhor Luís Fernando, apresenta de uma maneira bem descontraída, histórias, causos e lendas de Tiradentes. Por se tratar de uma atividade com participação limitada a sete passageiros por viagem, reservas antecipadas são fundamentais.
 
Espetáculo Som e Luz – Matriz Santo Antônio
No espetáculo de som e luz, um texto gravado pelo ator Paulo Goulart conta a história e detalhes da Matriz Santo Antônio, enquanto um foco de luz ilumina o que está sendo narrado. Na Rua Belica, uma casa guarda oito instrumentos de teclado que contam aos ouvidos muitas histórias. É lá que mora a cravista e organista Elisa Freixo, que abre as portas da sua residência e apresenta um leque de opções de concertos para grupos de turistas, congressistas, escolas e ao público interessado em música.
 
Museu da liturgia
Único museu dedicado ao tema na América Latina, este é um espaço privilegiado para a celebração da intensa devoção religiosa da cidade e de sua região. Com um acervo de mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX, completamente restauradas, o Museu conta também com instalações audiovisuais, terminais multimídia, um amplo programa educativo, e proporciona ao visitante uma experiência de imersão cultural e transcendência, independente de crença ou religião.
Rua Jogo de Bola, 15, Centro, Tiradentes / MG, Brasil
Telefone: (32) 3355-1552 / E-mail: contato@museudaliturgia.com.br
Funcionamento: de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h
(com fechamento da bilheteria às 16h)
http://www.museudaliturgia.com.brr
 
Museu do automóvel
Localizado a 1 km do vilarejo do Bichinho, exibe cerca de 50 veículos restaurados e em funcionamento, com predominância de modelos americanos.
 
Chico Doceiro
Desde 1965 adoça a vida dos turistas com quitutes como o doce de abóbora,beijinho,cocada e o famosos canudo de doce de leite feito em fogão a lenha.Os docinhos custam em média R$ 0,70 a unidade.
 
Doce do Bolota
Em 1976, o cozinheiro Bolota, diabético que adorava guloseimas, inventou uma receita diferente para o doce de leite. Com 15 litros de leite para apenas 200 g de açúcar, “o doce de leite do Bolota” tinha consistência mais leve e bem menos açúcar que as versões tradicionais. Bolota faleceu anos depois, mas sua esposa e sua filha não deixaram morrer a tradição – elas fabricam também outros tipos de doces, como os de frutas. As portas da casa ficam fechadas, mas é só bater e se dirigir para os fundos.
 
Tião Paineira
Tião Paineira é dono da melhor prosa em Tiradentes. Paineira é apelido que passou a sobrenome: vem da árvore que ficava no quintal da casa do bisavô. Seu Tião é procurado pelas histórias que conta enquanto modela o barro de que faz moringas, vasos, jarros e mais de 200 objetos. Visite o trabalho do oleiro na Rua Alvarenga Peixoto, 624, Cuiabá.

 

 
 
    ABRIL | 2024    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 
23/05 Sex

Escola Municipal Marília de Dirceu
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
II Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Intervenções Oficinas Palestras