A MOSTRA
 
 

Tiradentes em Cena

O Tiradentes em Cena nasceu do desejo de reunir minhas duas paixões: a cidade de Tiradentes e o teatro. Para fortalecer esse projeto e somar experiência, paixão e expertise, me uni ao produtor cultural Fabrício Chianello, à turismóloga Fernanda Fonseca e ao jornalista Fabio Amaral para criar um evento de excelência em qualidade e diversidade de conteúdo, proporcionando uma programação rica, uma experiência cultural inovadora para a cidade. Além de incentivar a democratização das artes cênicas, nós transformamos um sonho em realidade.

O Tiradentes em Cena já foi responsável por momentos de muita emoção. Dois deles, especialmente, merecem destaque: em 2014 o musical “Bibi – Histórias e Canções” foi apresentado pela dama do teatro musical brasileiro, Bibi Ferreira, pela primeira vez em Tiradentes, em praça pública. Bibi foi acompanhada da Sociedade Concertos Sinfônicos de São João del-Rei, Banda Ramalho, músicos do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e músicos da escola da Universidade Federal de Minas Gerais.

Outro momento marcante foi a estréia de uma montagem inédita. Em 2014, o texto “O País do desejo do coração” de Willian B. Yeats, ganhou uma adaptação dirigida pelo ator Matheus Naschtergaele com atores do grupo Entre&Vista, que há mais de 20 anos atua na cidade de Tiradentes. O espetáculo, que depois ganhou estrada, recebeu investimentos diretos do Tiradentes em Cena. Outras ações especiais que merecem ser citadas são as realizadas em parceria com as redes de ensino, APAE, e Lar de idosos.

Através delas já levamos teatro a mais de 1800 crianças, muitas delas pela primeira vez em contato com as artes cênicas. Chegando à sua terceira edição, a proposta é colocar a cidade de Tiradentes em cena, transformando a cidade em um termômetro da criação teatral contemporânea, incentivando a circulação de peças renomadas – também por cidades pequenas – formando platéias e gerando fluxo turístico. Acima de tudo, buscamos favorecer um processo de descentralização dos bens artísticos,

culturais, e incentivar a fruição da arte.

Em 2015, apesar da grande dificuldade financeira no setor cultural, usamos a criatividade para levar ao público uma programação rica e diversificada. O Tiradentes em Cena fará jus ao seu nome e colocará a cidade como cenário, utilizando ao máximo os espaços públicos e ocupações inusitadas.

 

Aline Garcia

Idealizadora e coordenadora-geral da “Mostra Tiradentes em Cena

 
 
 
 
    MARÇO | 2017    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
26 27 28 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
 
16/05 Sáb

Local: Associação Empresarial de Tiradentes - ASSET - 16h
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
III Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Intervenções Oficinas Palestras