A MOSTRA
 
 

#TEATROPARABOLÉ


O conjunto de sons que produzimos e que agrupados formam frases chamamos de palavra, ou parábola, no latim. Ou ainda mais longe, do grego Parabolé. É com ela que na maioria das vezes expressamos nossas ideias.

Em 2016, a Mostra de Teatro Tiradentes em Cena coloca a palavra sob os holofotes ao celebrar o centenário do grande jornalista e escritor mineiro Murilo Rubião. Outro mineiro homenageado é Jota Dângelo, fundador do Teatro Experimental em Minas. É também com as palavras que a atriz Nathália Timberg abrirá a quarta edição do evento com o espetáculo “Paixões”, apresentado em praça pública na noite de abertura. A grande dama do teatro brasileiro será referendada pelo Tiradentes em Cena pelos seus 60 anos de carreira. 

A poesia das palavras se fará presente na oficina e na apresentação da poeta Elisa Lucinda, assim como no sarau Poesia em Cena, organizado pela poeta tiradentina Dora Nascimento e Aline Garcia, idealizadora do Tiradentes em Cena.

Uma novidade no Tiradentes em Cena deste ano é a primeira edição do Cenas Curtas. O festival é uma iniciativa do Tiradentes em Cena em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de São João Del Rei e a Rococó Produções, no intuito de fomentar a produção teatral local, além de aproximar ainda mais as cidades de Tiradentes e São João Del Rei. 

Artistas e produtores de diversos estados e de outros países mostraram que a cidade mineira de Tiradentes já faz parte do calendário teatral do país e se tornou um ponto de encontro para a descentralização da cultura no Brasil. O Tiradentes em Cena faz jus ao seu nome e coloca a cidade como cenário, utilizando ao máximo os espaços públicos e ocupações inusitadas.

Em um ano de grande dificuldade financeira e em que o festival recebeu 479 inscrições em seu edital, destacamos a importância da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais do patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, empresários locais, produtores, atores e todos que apostam nas artes cênicas como transformação social.

 

 
 
 
 
    JUNHO | 2019    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 
10/05 Ter

19h, no Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
IV Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Oficinas Outros