NOTÍCIAS
 
 
27/04 Quarta-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
 
Toda poesia
 
 

Estão abertas as incrições para a oficina de Poesia Falada, com a poeta e atriz Elisa Lucinda

Usada como fonte de autoconhecimento e como sábia leitora dos acontecimentos íntimos e sociais da vida humana, a poesia se tornou uma estratégia para melhorar a qualidade de vida daqueles que a vivenciam. Durante a oficina, Elisa e sua equipe atuam progressivamente na autoestima, no autoconhecimento, na memorização, na articulação de ideias, na criatividade e no diálogo como aposta para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Inscreva-se pelo e-mail oficinaelisalucinda@tiradentesemcena.com.br e participe entre os dias 9 e 12 de maio, no Museu da Liturgia. No último dia, é realizado um sarau aberto ao público.

Nada mais justo do que colocarmos um pouco de lirismo no mundo. Espalhar versos ao invés de ódio, conhecer outros mundos e deixar de lado julgamentos, preconceitos e a intolerância. 

 

A OFICINA

A poesia falada é compreendida como método de ensino, proporciona a organização do raciocínio através da imagem e do afeto, podendo assim ser indicada para todas as profissões e idades. 

Objetivos:

- Capacitar profissionais a demonstrar e desenvolver a utilidade da palavra e da poesia dentro da vida cotidiana;

- Resgatar a vasta e particular literatura brasileira na memória dos participantes e na prática do dizer poético, com ênfase nos escritores de língua portuguesa;

- Fortalecer auto-estima, autoconfiança e poder de comunicação dos participantes, resgatando o dizer público da poesia por meio do conhecimento das obras;

- Estimular o sentido, o enredo, a história contida dentro da poesia, com uma nova maneira de dizer versos, de uma forma coloquial;

- Resgatar a oralidade poética como prática educativa

Metodologia:

A oficina:

ETAPA 1: Contato com a poesia – quebrando tabus

Apresentação da equipe e participantes. Contato com livros de poesia em língua portuguesa, disponibilizados para o início da escolha dos poemas*. O critério deve ser sempre o desejo de dizer o que o poema diz, nunca seu tamanho ou um contato anterior com ele.

ETAPA 2 e 3: Consolidação da experiência – a poesia entra na vida

Neste momento, os participantes já desenvolveram relações de intimidade e já têm seus poemas decorados (ou quase). Ao invés de ler, cada um vai falar seu poema para o grupo. De pé e sem o papel na mão, novas orientações serão necessárias: aqui o corpo entra no jogo e é preciso saber lidar com ele.

A vivência desse aprendizado em conjunto dará aos participantes uma intimidade que abrirá a possibilidade de novas formas de se relacionar. A conquista individual vivida em grupo cria laços e aumenta a autoconfiança como também cria um ambiente de cooperação para um mesmo objetivo.

ETAPA 4: A poesia estreia!

Como resultado da oficina, será organizado um sarau com todos os participantes. Essa apresentação, além de motivar e valorizar o esforço dos participantes, dará a chance de compartilhar o que aprenderam, envolvendo todo o público presente.

*As obras dos poetas a serem estudados serão levados pela equipe da Escola Lucinda de Poesia Viva.

Participantes:

Até 20

Carga Horária:

16 horas

 
 
Clique para voltar
 
    ABRIL | 2024    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 
08/05 Dom

18h, no Palco Oi Futuro - Largo das Forras
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
IV Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Oficinas Outros