RELEASES
 
 
28/04/2016 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA TIRADENTES EM CENA 2016
 
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA TIRADENTES EM CENA 2016

 

De 5 a 14 de Maio

 

Exposições fixas

 

Fernando Pessoa e outros exercícios de viver, de Lélia Parreira

Local: Museu de Sant’Ana

 

Tiradentes em Cena traz ao Museu de Santana o teatro vivo da poesia de Fernando Pessoa, o Poeta que se multiplica em vários eus – os heterônimos – para testemunhar, com diferentes linguagens, a frustração e a solidão de um ser angustiado que não consegue superar a sensação de vazio e exílio.  Lélia Parreira tenta representar, em seus quadros, essa obra estilhaçada que, multiplicada em máscaras, reconhece que a linguagem é o avesso da onipotência. Busca assim enfatizar a importância da arte e da vida, apesar da humana nudez diante da morte.

Curadoria: Lélia Parreira

Produção: Hosanan Conceição

Horário de funcionamento: 10h às 18h30 de quarta a segunda / Terças não abre

 

Homenagem a Jota D’angelo

Local: Sesi Centro Cultural Yves Alves

                                                                                                                                                                                

Com curadoria de Patrícia Monteiro, o Tiradentes em Cena homenageia o grande renovador do teatro de Belo Horizonte, Jota Dangelo com uma exposição e lançamento do seu livro. Fundador do Teatro Experimental, na década de 1950, o diretor, ator, autor e gestor cultural esteve à frente de importantes espetáculos de oposição ao governo durante o período da ditadura militar.

Horário de funcionamento: 05 - de segunda a quinta, das 09h às 18h / 06 e 07 - das 9h às 22h / 08 - das 9h às 18h. / 9, 10 e 11 - das 09h às 22h / 12- das 09h às 18h, nos dias / 13 e 14 - das 09h às 22h.

Curadoria: Patrícia Monteiro

Produção: Aline Garcia

 

Murilo Rubião – Quase roteiro

Local: Sobrado Quatro Cantos

 

A exposição Quase roteiro é uma homenagem que a IV Mostra de Teatro Tiradentes em Cena e o Campus Cultural UFMG em Tiradentes fazem ao contista Murilo Rubião (1916-1991), considerado a maior expressão do realismo fantástico em língua portuguesa, que completaria 100 anos em 1º de junho de 2016.

Curadoria: Cleber Cabral

Design gráfico: Eduardo Marques

Bolsista DAC: Gustavo Silveira

Design gráfico Comunicação: CAMPUS CULTURAL UFMG EM TIRADENTES

Coordenação: Anna Karina Castanheira Bartolomeu, Jacyntho Lins Brandão

Ação educativa: Jardel Santos

Horário de funcionamento: 10h até 20h

Domingo dia 08: 10h até 15h

 

Oficinas

 

Poesia Falada com Elisa Lucinda

Local: Museu da Liturgia

                                                                                                                             
A Casa Poema leva para Tiradentes a Oficina de Poesia Falada, onde utiliza a poesia como ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano e a transformação social.
Fundada em 2008, no Rio de Janeiro, pelas atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires, a oficina atua progressivamente na auto-estima, no autoconhecimento, na memorização, na articulação de ideias, na criatividade e no diálogo como aposta para o desenvolvimento de uma cultura de paz. A oficina será ministrada por Geovana Pires e Luiza Cassano, com supervisão da poeta e atriz Elisa Lucinda, que estará presente no último dia e no recital de encerramento.

Data: 9 a 12 de maio

Horário: 14h30 às 17h30

Capacidade: 20 pessoas

 

A visão da criança na cidade cenário de Tiradentes com a Cia Inventos

Local: Escola Municipal Alice Barbosa

O projeto UFMG Itinerante pretende contribuir para descentralizar a oferta cultural em Tiradentes, em parceria com os eventos já consolidados na cidade. Para o Tiradentes em Cena, o convidado é a Cia de Inventos, que vai apresentar o espetáculo O Construtor do Imaginário e oferecer a Oficina de Teatro de Sombras, na Escola Municipal Alice Barbosa. A oficina propõe que as crianças interfiram com cenas do Teatro de Sombras, criadas por elas, em fotografias projetadas da cidade de Tiradentes. O objetivo é que estas crianças passem a perceber o espaço em que vivem, por meio do olhar, instigando a criatividade e inserindo o cotidiano de cada uma delas. 

Data: 10 a 13 de maio

Horário: 12h às 16h

Capacidade: 20 alunos, a partir de 8 anos

 

19h – Oficina de Teatro de Sombras / Sombras Urbanas

Local: Museu Padre Toledo

Sinopse: Sombras Urbanas é uma intervenção artística do Grupo Girino que consiste na apresentação de cenas curtas nas técnicas do Teatro de Sombras projetadas em fachadas de prédios e instituições. A atividade apresenta narrativas visuais idealizadas a partir de técnicas de projeção utilizando retroprojetores como fontes de luz. Na dinâmica, o público também poderá experimentar a criação e projeção de silhuetas.

Realização e produção: Grupo Girino

Artistas: Karine Terrinha, Marco Aurélio Bari e Tiago Almeida

Horário: 19h às 21h

Capacidade: 60 pessoas

 

LANÇAMENTO LIVRO

 

“Nathalia Timberg – Momentos” (editora M. Books)

Local: Jardim do Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves

 

O jornalista e ator carioca Cacau Higino promove uma manhã de autógrafos para lançar a biografia da grande dama do teatro brasileiro. Nathalia Timberg faz parte de uma estirpe nobre de atrizes brasileiras. Seu nome é reverenciado como uma das grandes atrizes do Brasil. Este livro narra sua trajetória artística no teatro, cinema e na televisão.

Data: 6 de maio (sexta-feira)

Horário: 11h

 

 “Os Anos Heróicos do Teatro em Minas” (Editora Atheneu)                                                           

Local: Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves

 

O grande renovador do teatro de Belo Horizonte, Jota Dangelo fará uma tarde de autógrafos para lançar o seu livro “Os Anos Heróicos do Teatro em Minas”. Nele, o ator, autor e produtor teatral dá seu testemunho dos bastidores teatrais de Belo Horizonte entre 1950 e 1990, acrescentando entrevistas com importantes protagonistas da cena mineira, além de um rico acervo de fotos.

Data: 14 de maio

Horário: 17h

 

5 de Maio – Quinta-feira

 

17h – Credenciamento da imprensa

Local: Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves

 

19h – Abertura do evento  / Paixão (Rio de Janeiro)

Local: Palco Oi Futuro – Largo das Forras

 

Sinopse: “Paixão” é um concerto da palavra. Este interlúdio, como define a autora Betty Milan, está alinhavado com fragmentos de poemas de Adélia Prado, Bocage, Drummond, Fernando Pessoa, Camões, Manuel Bandeira, Florbela Espanca e outros poetas brasileiros e portugueses, sendo um espetáculo elegante que faz a plateia rir, chorar e se emocionar. Em cena dois músicos acompanham Nathalia que faz as palavras fluírem à medida que ela vai revelando a emoção, a dor e a alegria de quem ama intensamente. Um grande texto para marcar os 60 anos de carreira da atriz.

Autoria: Betty Milan

Com Nathalia Timberg

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

 

6 de Maio – Sexta-feira

 

11h – Lançamento do livro “Nathalia Timberg – Momentos” (editora M. Books)

Local: Jardim do Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves

 

Sinopse: O jornalista e ator carioca Cacau Higino promove uma manhã de autógrafos para lançar a biografia da grande dama do teatro brasileiro. Nathalia Timberg faz parte de uma estirpe nobre de atrizes brasileiras. Seu nome é reverenciado como uma das grandes atrizes do Brasil. Este livro narra sua trajetória artística no teatro, cinema e na televisão.

 

17h – Abertura da exposição “Murilo Rubião – Quase roteiro”

Local: Sobrado Quatro Cantos

 

Sinopse: exposição Quase roteiro é uma homenagem que a IV Mostra de Teatro Tiradentes em Cena e o Campus Cultural UFMG em Tiradentes fazem ao contista Murilo Rubião (1916-1991), considerado a maior expressão do realismo fantástico em língua portuguesa, que completaria 100 anos em 1º de junho de 2016.

 

20h – Calango Deu – Os Causos da Dona Zaninha (Juiz de Fora)

Local: Palco Oi Futuro – Largo das Forras

 

Sinopse: Monólogo baseado na cultura popular mineira e uma grande celebração aos contadores de histórias e cantadores - sábios guardiões de ricos acervos de memórias - que são a ponte do povo do interior com o maravilhoso.

Concepção, texto, direção musical e atuação: Suzana Nascimento

Direção: Isaac Bernat

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 

22h – Hell (São Paulo)

Local: Sobrado Aymorés

 

Sinopse: Um ringue – um tabuleiro – um espetáculo – brilho, som e fúria – uma luta – vencer a qualquer custo e às custas de qualquer um – Hell....inaugura a parceria entre os artistas Edson Calheiros e Elenita Queiroz e surge do entrecruzamento de dois universos coexistentes: o contexto  social, cultural e econômico do final do século XX e as inferências que emergem da memória afetiva dos artistas co-criadores em relação à esse período.

Concepção, criação e performance: Elenita Queiroz e Edson Calheiros – Hell’s Dance Corporation

Dramaturga convidada: Cíntia Alves

Duração: 50 min.

Classificação: 18 anos

 

7 de Maio – Sábado

 

10h30 – Cortejo Trupe Ventania (Passos)

Local: Inicia Maria Fumaça e encerra Igreja do Rosário.

 

Sinopse: Sob a direção de Maurílio Romão, o elenco apresenta cantigas e performances em formato de serestas e louvores. O espetáculo apresentou elementos como congado, companhia de reis e pastores, destacando ideias do imaginário poético e manifestações folclóricas regionais.

Realização: Trupe Ventania

Direção: Maurílio Romão

 

 

16h – Abertura da exposição “Fernando Pessoa e outros exercícios de viver, de Lélia Parreira” com leitura dos poemas

Local: Museu de Santanna

 

Sinopse: Tiradentes em Cena traz ao Museu de Santana o teatro vivo da poesia de Fernando Pessoa, o Poeta que se multiplica em vários eus – os heterônimos – para testemunhar, com diferentes linguagens, a frustração e a solidão de um ser angustiado que não consegue superar a sensação de vazio e exílio.  Lélia Parreira tenta representar, em seus quadros, essa obra estilhaçada que, multiplicada em máscaras, reconhece que a linguagem é o avesso da onipotência. Busca assim enfatizar a importância da arte e da vida, apesar da humana nudez diante da morte.

Produção: Hosanan Conceição

Leitura Dramática: Hosanan Conceição

 

20h – Osquindô Circus (Belo Horizonte)

Local: Palco Oi Futuro – Largo das Forras

 

Sinopse: Intervenção musical e brincante que vai fazer a alegria da meninada (e dos adultos também). Um show com músicas inspiradas no universo do circo brasileiro. Um verdadeiro desfile de clássicos do picadeiro e estripulias musicais que vão tirar todo mundo do sério.

Direção: Antônio Caeiro

Elenco Banda Osquindô: Jô Alves, Andrea Amendoeira, Edson Zacca, Paulo Santana, Vitor Gomes, Leandro Guimarães e Henrique Nolasco

Participações especiais: Iolanda Gallo e Winny Rocha

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 

22hYes, nós temos Burlesco (Rio de Janeiro)

Local: Sobrado Aymorés

Sinopse: o primeiro grande encontro de performance burlesca do Brasil, com participação de dez grandes artistas da nova cena Deu horigem a esse Show que homenageia a história de nossas Vedetes e Astros do Teatro de Revista e Rebolado, mas que ao mesmo tempo volta-se para o futuro: a nova cena burlesca brasileira, aqui apresentada, abrangente e provocativa, conectada também ao panorama internacional, com diversas nuances que vão do humor corrosivo até ao extremamente sensual, e que reflete as contradições de nosso tempo - porém, sem jamais perder a oportunidade de rir, inclusive a risada maliciosa daqueles que sabem rir de suas próprias tragédias.

Texto: Paloma dos Santos

Direção: Isabel Chavarri

Elenco: Aurora D'vine, Delirious Fenix, Lolla la Fabulosa, Marquesa Amapola e Paloma Santos

Duração: 70 min.

Classificação: 18 anos

 

8 de Maio – Domingo

 

10h30 – Trupe Ventania no Lar de Idosos (Passos)

Local: Lar de Idosos

 

Sinopse: Sob a direção de Maurílio Romão, o elenco apresenta cantigas e performances em formato de serestas e louvores. O espetáculo apresenta elementos como congado, companhia de reis e pastores, destacando ideias do imaginário poético e manifestações folclóricas regionais.

Realização: Trupe Ventania

Direção: Maurílio Romão

 

18h – A Incrível Viagem da Família Aço (Tiradentes)

Local: Palco Oi Futuro – Largo das Forras

 

Sinopse: Tudo começa com o pedido de aniversário do palhaço menino Júnior. Ele deseja encontrar sua mãe. Assim, numa viagem emocionante de norte a sul do Brasil, eles conhecem o imaginário popular, as diferentes músicas, personagens e sotaques da divertida alma brasileira

Texto e direção: Lu Gatelli
Elenco: Lígia Dechen, Lu Gatelli, Marcelo Gatelli e Richard Goulart.

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 

20h – Entangling (EUA / Africa)

Local: Sesi Tiradentes Centro Cultural Yves Alves

 

Sinopse: “Entangling” tem como ponto de partida o Entrelaçamento Quântico, fenômeno onde dois átomos fisicamente separados no espaço e no tempo tornam-se um só. Inspirada pelo trabalho da física norte-americana Lisa Randall, a estrutura do espetáculo é manifestada por movimentos intermitentemente fugazes e profundos, antes de retroceder à invisibilidade próxima. Como metáfora à sensação do sentir-se entrelaçado com pessoas de todo o mundo, trabalho expressa a realidade subjacente de que todos inextricavelmente estamos conectados uns aos outros.

Concepção e coreografia: Wendy Jehlen e Lacina Coulibaly

Dança: Wendy Jehlen  e Lacina Coulibaly

Duração: 12 anos

Classificação: 50 min.

 

21h30 – Auto da Paixão (Passos)

Local: Largo do Ó

 

Sinopse: Os atores da Trupe Ventania, encenam o espetáculo "Auto da Paixão". A peça utiliza elementos regionais para contar a história da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Elenco: Trupe Ventania

Direção: Maurílio Romão

Duração: 80 min.

Classificação: livre

 

9 de Maio – Segunda-feira

 

13h20 - O Construtor Imaginário

Local: Salão dos Romeiros 

 

Sinopse: Um colecionador de objetos manipula seus bonecos e descobre que pode construir novos personagens com materiais que nos cercam no dia a dia. Através de cenas curtas é mostrada cada técnica de manipulação (luva, vara, balcão, sombras, fio) e a apresentação se desenrola numa divertida aula-espetáculo.

Elenco: Companhia de Inventos

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

 

10 de Maio – Terça-feira

 

19h – Cenas de um Casamento (Rio de Janeiro)

Local: Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves

 

Sinopse: Cenas de um casamento é um potente relato das relações amorosas, que atravessa o tempo e revela sua atualidade. Uma radiografia da relação de amor de Johan (Heitor Martinez) e Marianne (Juliana Martins) e uma das obras fundamentais do cineasta sueco Ingmar Bergman com tradução de Maria Adelaide Amaral.

Texto: Ingmar Bergman

Adaptação: Maria Adelaide Amaral

Direção: Bruce Gomlevsky

Elenco: Juliana Martins e Heitor Martinez

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

 

11 de Maio – Quarta-feira

 

21h - Correntes, grilhões e outras dominações (Tiradentes)

Local: Quatro Cantos

 

Sinopse: Um Escravo, um Louco e uma Mulher, em meio aos problemas e desencontros da vida, se encontram e começam a discutir o preconceito que sofrem devido aos estereótipos impostos pela sociedade e os impactos gerados por essas denominações. Nos diálogos, mostram que a liberdade vai muito além do ser simplesmente livre e sim de viver sem preconceitos e de aceitar a si e ao outro como ele realmente é.

Texto: José Antônio Oliveira de Resende, Roginei Paiva da Silva e Sonia Moraes Haddad

Direção e produção: Oficina de Teatro Entre & Vista

Elenco: Anderson José Matias, Elisa Firmino Barbosa, Elisabeth Nascimento, Francisco Resende, Giuliano Daniel, George Cavalcante, Gilmar Paiva, Jacqueline Faria, Nair França, Renata D`Lucca, Reinaldo Noronha, Rosana Tavares Firmino, Sérvulo Matias Filho, Tânia Mara Firmino, Tereza Raquel Gomes Barbosa, Valmira Maria Matias.

Participação especial: Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia

Duração: 60 min.

Classificação: livre

 

12 de Maio – Quinta-feira

 

18h às 22h – Festival de Cenas Curtas

Local: Teatro Municipal de São João Del Rei

 

Sinopse: Uma novidade no Tiradentes em Cena deste ano é a primeira edição do festival de cenas curtas. Além de receberem prêmio em dinheiro, as três melhores cenas entram na programação do dia 14, no SESI Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes.  Pedro Paulo Cava (ator, diretor e gestor cultural), Lu Gatelli (atriz e pesquisadora da Cia Entreato), Bya Braga (atriz, professora do curso de Artes Cênicas da UFMG e diretora da Escola de Belas Artes), Juliana Monteiro (professora no curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei, mestre em artes pela USP e doutoranda em Artes da Cena na Unicamp) e Hussan Fadel (autor e diretor do grupo de pesquisa teatral Corpo Coletivo, de Juiz de Fora) que decidirão os vencedores.

 

Organização: Tiradentes em Cena e Rococó Produções

Parceria: Prefeitura Municipal de São João Del Rei e Secretaria Municipal de Cultura de São João Del Rei

 

19h – Plinio – A História do Maldito Bendito (Rio de Janeiro)

Local: Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves

 

Sinopse: Passado nos últimos meses de vida do autor, a personagem Plínio Marcos (Roberto Bomtempo) faz um panorama de suas andanças pela vida, desde a sua infância em Santos, sua imersão no circo como o palhaço Frajola, suas primeiras peças, a constante censura em suas obras, filhos, casamentos, sua vida de camelô e principalmente seu eterno amor pelo teatro.

Texto: Mauricio Arruda Mendonça.

Direção: Silvio Guindane

Elenco: Roberto Bomtempo

Duração: 75 min.

Classificação: 16 anos

 

20h – O poder da palavra (Rio de Janeiro)

Local: Museu de Sant’Ana

 

Sinopse: Elisa Lucinda com o seu modo peculiar de falar poesia como quem conversa, popularizando-a em todo o Brasil, seja em recitais ou em oficinas de poesia falada, fará nesta palestra-show um mergulho na força da palavra como arte e como fundadora da paz. A palavra tem poder de ação; fere, mata, redime, recupera, acolhe, compreende, recria, e uma das principais funções de sua existência, é impedir as guerras. Quando um indivíduo entende a palavra como instrumento para traduzir-se, ele se alia a ela e automaticamente dela se utiliza para representar suas ideias, seus direitos, deveres e seu pensamento diante do mundo. Num país com uma forte cultura oral como o nosso não é difícil que palavra e homem se reconheçam.

Direção: Elisa Lucinda e Geovana Pires

Elenco: Elisa Lucinda

Duração: 90 min.

Classificação: 12 anos

 

13 de Maio – Sexta-feira

 

14h e 15h30 – Coisas Invisíveis (Juiz de Fora)

Local: Sobrado Aymorés

 

Sinopse: A peça conta a história de uma menina que adora dançar. Sua dança é autêntica, despretensiosa e livre. Mas, aos olhos das pessoas, parece uma dança esquisita. De tanto a garota ouvir que não leva jeito pra coisa, começa a acreditar na opinião dos outros e vai, aos poucos, perdendo os movimentos, sendo imobilizada pela vergonha e pela timidez, até virar uma estátua. Resta, então, apenas uma solução: ela precisa de amigos que aceitem sua dança para virar gente de novo.

Realização: Corpo Coletivo

Argumento: Carú Rezende, Hussan Fadel e Rafael Ski

Dramaturgia e direção: Hussan Fadel

Atuação: Carú Rezende

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 

19h – Adeus Corpo Gentil (São Paulo)

Local: Sesi Tiradentes Centro Cultural Yves Alves

 

Sinopse: “Adeus corpo gentil, morada do meu desejo” surge através da revisitação do espetáculo “Corpo: Desejo e Consumo” desenvolvido pela companhia em dezembro de 1999 a convite do Itaú Cultual para integrar o evento Cotidiano/Arte: Consumo. Mais do que uma releitura, Claudia de Souza utilizou-se deste trabalho como maneira de buscar uma inspiração poética no universo criado através da correlação entre o desejo e o ato de consumir, tendo o corpo como um instrumento de desejo, manifestando-se como objeto e como criador de impulsos e sensações.

Direção Geral: Claudia de Souza

Assistente de Direção: Cristiana de Souza

Elenco: Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Janaína Castro, Yeda Peres, Felipe Lwe, Rodrigo Rivera, Valffred Souza.

Bailarino Pré -profissional: Carolina Tomaz e Lucas Oliva.

Bailarino Aprendiz: Rozmari Araruna e Douglas Salgado.

Duração: 55 min.

Classificação: 18 anos

 

20h30 – Poesia em Cena (Tiradentes)

Local: em frente escola Marília de Dirceu

 

Organizado pela poeta Dora Nascimento e por Aline Garcia, idealizadora do Tiradentes em Cena que foi aluna da Dora na Escola Basílio da Gama, o “Poesia em cena” trará poetas tiradentinos para um grande sarau com projeção de fotos antigas e atuais da coleção César Reis. Serão poemas de: Arlete Nascimento; Fernando Rosa, Dadah, Geraldo Xisto, Ana Carolina Matias, Cidinha Nascimento, Dora Nascimento e do Basílio da Gama.

Direção: Dora Nascimento e Aline Garcia

Fotografias: Cesar Reis

 

14 de Maio – Sábado

 

11h – Intermitentes ou vai e vem (Belo Horizonte)

Local: Itinerante na rua – Começando no Largo das Forras

 

Sinopse: Como um balão que de repente estoura. PUM! Surgem eles: uma família? Turistas? Palhaços? Manifestantes? Caminham, ora em grupo, ora sozinhos, descobrindo, brincando com o que há ao seu redor. No cotidiano de rotinas cinzas, em meio a cidade, invadem as ruas com seu jeito colorido. Num ir e vir descontraído, eles chamam a atenção das pessoas, que por momentos são transportadas a um mundo de cores e ações casualmente peculiares. Mas atenção, pois PUM! Como um balão que estoura, eles também se vão.

Atores criadores: Diego Meneses, José Antônio de Almeida, Nayra Carneiro, Pedro Vilaça, Rikelle Ribeiro

Direção e concepção original: Rogério Lopes

Criação e Dramaturgia: Coletiva

Realização: Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do TU/UFMG

Classificação: Livre

 

15h – Festival Cenas Curtas

Local: Sesi Tiradentes Centro Cultural Yves Alves

 

As três cenas vencedoras da primeira edição do Festival Cenas Curtas se apresentam para o público da mostra.

Organização: Tiradentes em Cena e Rococó Produções

Parceria: Prefeitura Municipal de São João Del Rei e Secretaria Municipal de Cultura de São João Del Rei

 

17h – Lançamento do livro “Os Anos Heróicos do Teatro em Minas”, de Jota D’angelo         

Local: Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves

 

Com curadoria de Patrícia Monteiro, o Tiradentes em Cena homenageia o grande renovador do teatro de Belo Horizonte, Jota Dangelo com uma exposição e lançamento do seu livro. Fundador do Teatro Experimental, na década de 1950, o diretor, ator, autor e gestor cultural esteve à frente de importantes espetáculos de oposição ao governo durante o período da ditadura militar.

Curadoria: Patrícia Monteiro

Produção: Aline Garcia

 

18h – A Flor da Lua (São Paulo)

Local: Sobrado Aymorés

 

Esta peça foi criada capítulos breves. Tal como a flor da lua nasce e perdura por uma única noite, a dança se expande a caminho do encerro.

Concepção e Dança: Marcus Moreno

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

 

19h – Oficina de Teatro de Sombras / Sombras Urbanas

Local: Largo do Museu Padre Toledo

 

Sinopse: A atividade tem duração prevista de 2 horas, primeiramente é realizada uma oficina de criação de silhuetas e técnicas de projeção de sombras. Em seguida, são realizadas as apresentações dos artistas do Grupo Girino e do público participante que terá a oportunidade de experimentar a projeção dos bonecos criados na oficina. Sombras Urbanas é uma intervenção artística do Grupo Girino que consiste na apresentação de cenas curtas nas técnicas do Teatro de Sombras, projetadas em fachadas de prédios e instituições.

Realização e produção: Grupo Girino

Artistas: Karine Terrinha, Marco Aurélio Bari e Tiago Almeida

Duração: 120 min.

Classificação: Livre

 

20h30Processo de Conscerto do Desejo (Rio de Janeiro)

Local: Igreja Matriz de Santo Antonio

 

Sinopse: Matheus Nachtergaele recita poesias escritas por sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, falecida em 1968, e relembra músicas de que ela gostava. Na homenagem, ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik ao violão e Henrique Rohrmann no violino.

Concepção e atuação: Matheus Nachtergaele

Textos: Maria Cecília Nachtergaele

Violão: Luã Belik / Violino: Henrique Rohrmann

Duração: 60 min.

Classificação: 18 anos

 

 

Tiradentes em Cena

De 5 a 14 de maio

www.tiradentesemcena.com.br

 
 
Clique para voltar
 
    ABRIL | 2024    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 
13/05 Sex

20h30, em frente à escola Marília de Dirceu
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
IV Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Oficinas Outros