RELEASES
 
 
12/04/2016 - RELEASE OFICIAL
 
 

Nathalia Timberg abre a 4ª edição da mostra de teatro Tiradentes em Cena, em Minas

Cidade mineira recebe entre os dias 5 e 14 de maio um diversificado panorama da cena teatral

 

Famoso destino turístico do país e cenário de diversos festivais importantes, a cidade mineira de Tiradentes se prepara para receber a quarta edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena a partir do dia 5 de maio. Durante dez dias o município localizado no Campo das Vertentes mineiro receberá 27 atrações, dos mais variados gêneros. Dramas, comédias, monólogos, intervenções artísticas, ocupações em espaços públicos, dança, exposições e oficinas fazem parte do evento que tem toda a programação gratuita e aberta ao público.

- Este tem sido um ano muito difícil financeiramente e que contamos com a ajuda de inúmeros parceiros, tanto artísticos quanto do quadro técnico. Ainda assim conseguimos presentear o público com apresentações de grande qualidade e com bastante diversidade – conta a idealizadora e coordenadora Aline Garcia.

No ano em que o Tiradentes em Cena elege a “Palavra” como tema, nada mais adequado que abrir a mostra com um espetáculo definido como um “concerto da palavra”. Grande dama do teatro brasileiro, a atriz Nathalia Timberg será homenageada pelos seus 60 anos de carreira e brindará o público com a apresentação do espetáculo “Paixão” no palco montado na praça principal e tendo a bela cidade como cenário. Acompanhada de dois músicos, a atriz alinhava fragmentos de poemas de Adélia Prado, Bocage, Drummond, Fernando Pessoa, Camões, Manuel Bandeira, Florbela Espanca e outros poetas brasileiros e portugueses. Um espetáculo elegante que fará a plateia rir, chorar e se emocionar. Na sexta-feira, dia 6, os jardins do Centro Cultural Yves Alves será palco para uma manhã de autógrafos da biografia sobre a carreira de Nathalia escrita pelo jornalista e ator Cacau Higyno.

Exposições e homenagem a dois mineiros ilustres

Durante todo o evento, duas exposições ficarão abertas ao público para visitação durante todo o dia. O Museu de Santanna terá a abertura da exposição “Fernando Pessoa e outros exercícios de viver de Lelia Parreira” na sexta-feira, dia 6, às 18h. Já o Sesi Centro Cultural Yves Alves terá suas salas ocupadas com uma exposição, com curadoria de Patrícia Monteiro, em homenagem ao grande renovador do teatro Jota Dangelo. Fundador do Teatro Experimental, na década de 1950, o diretor, ator, autor e gestor cultural esteve à frente de importantes espetáculos de oposição ao governo durante o período da ditadura militar.

 - Sempre olhei o teatro com olhos de amador, no bom sentido. Sou um sujeito que gosta de teatro porque ele é muito importante na minha vida. Costumo dizer que é minha religião, uma coisa sagrada para mim é o teatro – Diz Jota Dangelo, nascido em São João del Rei, em 1932.  

Dangelo fará uma tarde de autógrafos do seu livro “Os anos heroicos do teatro em Minas”, no sábado, às 17h, no Centro Cultural Yves Alves.

Outro artista mineiro que será homenageado pelo Tiradentes em Cena será o escritor e jornalista Murilo Rubião. Dono de um estilo denominado realismo fantástico, Murilo é autor de diversas obras traduzidas para outros idiomas e adaptadas com sucesso para o cinema e teatro.  

Nascido em Carmo de Minas em 1916, o escritor falecido em 1991, completaria 100 anos em 2016. Desde o lançamento de seu primeiro livro, “O ex-mágico”, os críticos literários apontaram semelhanças com o escritor Theco Franz Kafka e Murilo influenciou autores nacionais como José J. Veiga e Moacyr Scliar. Sua obra encontra-se disponível na Universidade Federal de Minas Gerais e o público poderá conferir alguns desses trabalhos que ficarão expostos no Sobrado Quatro Cantos.  

Espetáculos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e uma apresentação internacional

No ano em que o Tiradentes em Cena traz à tona a temática da “palavra”, um diversificado repertório de espetáculos foi selecionado entre os 479 inscritos. 27 atrações de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e uma apresentação internacional compõem a programação com apresentações diárias e gratuitas. Além do palco montado na praça principal durante o primeiro final de semana e do Sesi Centro Cultural Yves Alves, espaços alternativos dão todo o charme ao evento, colocando em cena a bela cidade de Tiradentes. Sucesso de público na segunda edição da mostra, o espetáculo “Calango Deu” retorna à Tiradentes à pedido do público e dessa vez para se apresentar na praça principal. O mesmo palco receberá o divertido “Circo Osquindô” e “A Incrível Viagem da Família Aço”, espetáculos para toda a família. As ruas da cidade ganharão um colorido diferente com o cortejo promovido pela da Trupe Ventania no sábado pela manhã na Maria Fumaça e domingo no Lar dos Idosos. O público adulto se surpreenderá com a apresentação da peça “Burlesco”, do Rio de Janeiro, apresentada no Sobrado Aymorés. Já o Dia das Mães será comemorado no Largo do Ó com o espetáculo “Auto da Paixão”.  Durante a semana, o palco do Sesi Centro Cultural Yves Alves receberá “Doida” (MG), “Plínio” (RJ) e “Cenas de um Casamento” (RJ). A mostra encerra no sábado, dia 14, com o monólogo de Matheus Nachtergaele “Processo de conscerto do desejo” apresentado dentro da Igreja Matriz.          

Oficinas e festival de cenas curtas

Atriz e poeta com vasto currículo tanto na dramaturgia quanto na literatura, Elisa Lucinda levará para Tiradentes a sua Escola Lucinda de Poesia Viva. Durante dois dias o público amante da poesia poderá participar da “Oficina de Poesia Falada”. A participação de Elisa será coroada com uma apresentação da peça “Parem de Falar Mal da Rotina” na Igreja do Rosário. Outra oficina oferecida ao público é a de Teatro de Sombras, ministrada pelo Grupo Girino, um coletivo de artistas de Belo Horizonte que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Bonecos e Animação. O grupo apresentará a peça “Sombras Urbanas”. A Cia de Inventos, de Tiradentes, também ministra oficina para alunos da rede pública de ensino.

Uma novidade no Tiradentes em Cena deste ano é a primeira edição do festival de cenas curtas. Grupos e artistas da região poderão inscrever cenas com temática livre de até 10 minutos que serão apresentadas no dia 12 de maio no teatro municipal de São João del Rei. As três melhores cenas além de receberem premiação em dinheiro serão apresentadas no último dia da mostra, 14 de maio, no Sesi – Centro Cultural Yves Alves.

A Mostra de Teatro Tiradentes em Cena é realizada com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro.

 

Tiradentes em Cena

De 5 a 14 de maio

www.tiradentesemcena.com.br

Veja programação completa em anexo

 

 

 

Assessoria de Imprensa -  Rio de Janeiro

Minas de Ideias Comunicação Integrada

Carlos Gilberto e Fábio Amaral

(21) 3023-1473 / 98249-6705

ascom@minasdeideias.com.br

 
 
Clique para voltar
 
    ABRIL | 2024    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 
14/05 Sáb

19h às 21h, no Museu Padre Toledo
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
IV Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2024 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Oficinas Outros