Teatro, festival e Tiradentes
Três idéias importantes, relevantes concentradas no título deste evento que pretende me homenagear.
O teatro, a melhor e mais potente metáfora da vida, reunida em uma festividade que deverá revelar seus múltiplos e variados aspectos, além de configurar sua natureza festiva e celebrativa. Festival.
E Tiradentes, cidade, história, memória, tragédia, injustiça, golpe, delação. Martírio, liberdade e independência. Lutas históricas e eternas de sociedade brasileira, ao mesmo tempo reacionária, escravocrata conservadora. E ao mesmo tempo também libertária, democrática, multi-étnica, transformadora, anti-estática. Em movimento.
Tudo isto em um único evento. E Eu sendo homenageado. E um teatro, e minha vida.
É mais do que eu poderia ter imaginado. Eu, um pobre mineiro nascido em Guaxupé, crescido em São Paulo, e por obra e graça do Rio de Janeiro, cidadão do mundo.
Como Tiradentes resistente.
Obrigado à todos.
Roberto Bomtempo - Ator
"Quando se traz uma quantidade enorme de espetáculos e de artistas de vários lugares do Brasil pra uma cidade pequena como Tiradentes, eu acho que a força que isso traz para os artistas locais é muito grande. Faz as pessoas beberem da fonte."
Luciana Fávero - atriz -
“Eu acho que Teatro é tão importante quanto saúde e educação. No Tiradentes em Cena tivemos um debate que durou quase o mesmo tempo do espetáculo. Ouvir depoimentos pessoais e de forma tão intensa me encantou. Eu estou muito feliz! “ – contou Luciana Fávero que trouxe a Peça Oleanna para a segunda edição do Tiradentes em Cena.
Marcos Breda - ator - ator
Se todas as plateias fossem iguais a do Tiradentes em Cena nós estaríamos feitos. – Marcos Breda
Bibi Ferreira - atriz -
"O amor incondicional pelo meu trabalho! Meu ofício é minha vida, nunca vou parar de trabalhar porque me movimenta, me alimenta, enfim, me dá muito prazer. E sou muito inquieta, há muita coisa que quero fazer ainda." - Bibi Ferreira que apresentou na segunda edição do Tiradentes em Cena.
19/05 - Roda de Conversa: Teatro Negro: Representatividade e Resistência 19/05 - Exposição “O circo etéreo de Amir Haddad” 19/05 - Tizumba e Tambor Mineiro (Belo Horizonte – Minas Gerais)
21/05 - Oficina de Birutas com Café com birutas (São João Del Rei– MG) 21/05 - Roda de conversa: A importância de festivais de teatro na descentralização das artes cênicas 21/05 - A lenda do Vale da Lua (Rio de Janeiro – RJ) 21/05 - A Paixão Segundo Shakespeare (Belo Horizonte – MG)
25/05 - Rosa Choque com roda de debate após espetáculo (Belo Horizonte – BH) 25/05 - Plástico Bolha: quando a ausência é a única presença (Juiz de Fora – JF)
27/05 - Torta e Mosca Morta (São Joao Del Rei – MG) 27/05 - Oficina danças urbanas com a Cia Fusion (Belo Horizonte – BH) 27/05 - Festival Cenas Curtas 27/05 - Roda de Conversa: Teatro e Cultura Trans 27/05 - Roda de conversa: O circo etéreo de Amir Haddad 27/05 - Casa de Boneca (Rio de Janeiro – RJ) 27/05 - Quando efé – Belo Horizonte (MG)