NOTÍCIAS
 
 
24/05 Sexta-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
10h
 
 
Roda de Conversa: Arte, Educação e Cidadania
 
 

Local: Jardim do espaço UFMG Cultural Quatro Cantos

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Ainda temos uma população de aproximadamente 11 milhões de analfabetos, sem falar de cerca de 28% da população entre 15 e 64 anos considerada analfabeta funcional. Para cada 100 alunos que entram na primeira série, apenas 11 chegam à universidade. Somado a esses números alarmantes encontramos profissionais da educação mal remunerados e escolas completamente desestruturadas. Como a arte pode ser usada em prol da educação e ajudar na formação de cidadãos conscientes e capacidades. Quais são os rumos da educação no país? Qual o papel da família e como ela pode ajudar nesta construção? Um encontro entre artistas, educadores e público para refletir em torno do tema.

Participantes: Adilson Siqueira- artista-pesquisador, professor adjunto do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), responsável pelas disciplinas de Interpretação, Expressão Corporal e Dança.

Juliano Pereira - Diretor do Teatro da Pedra é um grupo profissional de teatro, sediado em São João del-Rei (MG), que mantém uma investigação e uma produção teatral ininterrupta. O Teatro da Pedra mantém um Centro de Pesquisa em Arte e Educação e desenvolve um projeto sócio educativo, denominado “Arte por Toda Parte”, que oferece acesso à arte a milhares de pessoas de cidades do interior de Minas Gerais. Em parceria com o SATED-MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões), gerencia um curso técnico com o propósito de formar atores por meio da extensão da pesquisa artística da Cia.

Luiz Antônio da Cruz, professor e pesquisador Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Especialização em Língua Inglesa pela UNIGRANRIO/RJ. Especialista em Planos Municipais de Cultura - pela UFBA. Especialização em Administração e Manejo de Áreas de Conservação pela UEMG. Graduado em Letras pelo Centro Universitário de Lavras/UFSJ. Estudou na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro e na Fundação de Artes de Ouro Preto. Tem experiência na área de Letras e atua nos seguintes temas: patrimônio imaterial e material, especialmente sobre o patrimônio edificado, em Tiradentes e região.

Rogerio Almeida – Coordenador do Centro de Cultura e Patrimônio, Memória e Cidadania 2005/2008; Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes.; Membro do Conselho deliberativo do Instituto Cultural Biblioteca do Ó, Diretor do Museu da Liturgia.

Maria Jose Boaventura Leite – Desenhista, aquarelista, pintora, professora. Graduou-se em Desenho em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1976. Especialização em Litografia Avançada( FAAP/SP) e Tecnologia Educacional (FURG/ RS). Dedica-se à ilustração e produção de literatura infanto-juvenil , artes gráficas, ao ensino de arte, à pesquisa e publicações de Educação Patrimonial e projetos culturais.

 
 
Clique para voltar
 
    DEZEMBRO | 2019    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 
25/05 Sáb

15h
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
VII Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2019 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Exposição Infantil Intervenções Oficinas Outros Roda de conversa