NOTÍCIAS
 
 
21/05 Sexta-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
 
“AUTOFICÇĀO SENSORIAL”
 
 

Hoje, às 18h30 será apresentado, de forma virtual, o resultado dos trabalhos realizados no programa de residência artística “Autoficçāo Sensorial”. Será uma cena encontro no youtube do Tiradentes em Cena, às 18h30.

 

Esta residência, realizada pelo Campus Cultural UFMG Tiradentes e pela Fundaçāo Rodrigo Mello Franco e em parceria com a 9º Ediçāo do Festival Tiradentes em Cena, contemplou a participaçāo de quatro artistas residentes de São João Del Rei. São elas: Priscila Natany, Hana Brener, Lucimelia Romão e Elis Ferreira.

 

A residência “Autoficcional Sensorial” e as atividades foram coordenadas pela diretora, atriz e Coordenadora Internacional do Corredor Latinoamericano de Teatro, Carolina Correa.

O desejo de realizar esta residência foi de fomentar a pesquisa autoficcional e sensorial e a criação de cenas através de um regime intensivo de investigação prática e teórica de elementos do “Teatro de los Sentidos” e da Autoficçāo.

 

Teatro de los Sentidos, é uma companhia de teatro que investiga o campo da dramaturgia da linguagem sensorial no marco do teatro imersivo. Fundado pelo antropólogo colombiano Enrique Vargas, possui uma técnica própria que utiliza códigos e linguagens específicas. Trabalha com um teatro que estimula as experiências sensoriais, que traz para sua cena símbolos, sincronicidades, jogos, mitos, arquétipos, intimidade, memória, labirintos, silêncios e a escuridāo.

 

O objetivo desta residência propos atuar nesta direçāo: aprofundar no conhecimento destes códigos e símbolos e sua utilizaçāo para o desenvolvimento de criaçāo de cenas autoficcionais. Este trabalho de criaçāo de trabalhos de Autoficçāo nasce da pesquisa prática e teórica desenvolvida desde 2012 a partir da criaçāo de diversos solos autoficcionais idealizados e criados por Carolina Correa e por sua recente experiência desenvolvida juntamente com a companhia do “Teatro de los Sentidos” em Barcelona através da pós- graduaçāo na Universidade de Girona, Espanha.

 

Através de encontros virtuais durante as últimas 3 semanas o trabalho de cada artista participante foi acompanhado e desenvolvido através da metodologia criada pela coordenadora Carolina Correa. Técnicas de criações de plataformas de lançamento de partituras, bases de movimentos oriundos da mandala labaniana e do resgate do próprio nome, questionários baseados na biografia e nos setênios e suas transformações, autonomia na criaçāo e autenticidade de ações.  As artistas foram convidadas a aprofundar na história pessoal, suas memórias de vida e familiar, responder a desafios, a exercícios de criações de partituras corporais, de criaçāo de textos, de escolhas de locais e espaços de trabalho e principalmente terem a oportunidade de expresar suas urgências e conquistar autonomia de atuaçāo num novo cenário virtual.

 
 
Clique para voltar
 
    SETEMBRO | 2021    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
 
22/05 Sáb

21h
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
9ª Mostra de Artes Cênicas de Tiradentes © 2013-2021 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Oficinas Outros Roda de conversa