NOTÍCIAS
 
 
04/05 Sexta-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
 
Tiradentes em Cena inicia parceria com o grupo Teatro da Pedra
 
 

A Cia, que trabalha educação e arte, oferecerá um curso em Tiradentes

 

A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena vai patrocinar um curso de teatro em Tiradentes por 10 meses, em uma parceria com o Teatro da Pedra. O festival, que está em sua 6ª edição, acredita que a parceria vai colaborar ainda mais para democratizar e sensibilizar por meio do teatro.

O grupo Teatro da Pedra realiza um trabalho regional e pedagógico, acreditando que a formação artística vai além de promover apresentações, exposições e eventos culturais. Existe uma preocupação com o indivíduo, com a forma que ele se expressa, com a sua visão artística e em como ele afeta o local em que está inserido. “Acreditamos que trabalhando dentro de ambiente onde os alunos estão inseridos a vivência ganha outro gosto e faz com que aquele aluno se sinta mais parte de sua cidade”, explica o ator e educador Diego Matos, que faz parte do grupo desde sua formação.

Para cumprir com o objetivo de promover o teatro em São João del-Rei e na região das vertentes, o projeto investe em diferentes programas e pesquisas que beneficiam tanto interna quanto externamente. O Arte por Toda Parte (APTP), com viés social e educativo, tem o objetivo de movimentar artisticamente cidades do interior de Minas Gerais, seja com espetáculos, oficinas, música ou dança. Jorge Vallim decidiu participar do APTP quando tinha 15 anos, decidido que queria se profissionalizar em teatro. Hoje, com 20, ele já faz parte do Curso de Preparação Para Atores (CPPA). Para ele, o trabalho realizado pela Cia é muito forte, sendo a única que abrange a região. "Você aprende não apenas as questões voltadas para a prática teatral, mas também questões pessoais como compreensão e respeito às diferentes ideias", explica.

O CPPA existe desde 2007, tem dois anos e meio de duração e é o primeiro curso de interior de Minas Gerais reconhecido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões (SATED-MG). É uma extensão dos estudos realizados pela Cia, uma forma de combinar prática com pesquisa artística. O aluno João Pedro de Azevedo cursa teatro na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mas decidiu entrar para o Teatro da Pedra para ter uma experiência prática. "A companhia nos oferece essa oportunidade de viver o teatro. A gente faz tudo, desde o texto até a cenografia e o figurino. É uma experiência muito válida", comentou João, que cursa o CPPA por volta de dois anos.

O curso resultado do patrocínio seria realizado na cidade de Tiradentes, uma forma da Mostra de viabilizar e potencializar ainda mais a arte no espaço em que ocorre o festival. Além disso, espera-se que nos 10 meses de acontecimento do curso seja estruturada uma montagem para estrear na edição de 2019 do Tiradentes em Cena.

 
 
Clique para voltar
 
    JULHO | 2018    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 
05/05 Sáb

alternativo
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
VI Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2018 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição 4ª Edição 5ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Exposição Infantil Intervenções Oficinas Outros Roda de conversa