NOTÍCIAS
 
 
08/05 Terça-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
 
Mais que entreter, Urbana e Sapato Bicolor levantaram, bem alto, a bandeira da Liberdade
 
 

Apesar de, muitas vezes, terem utilizado do humor para atingir o espectador, Glaucy Fragoso, de Urbana (estreia nacional) e Fabiano Persi, de Sapato Bicolor, apresentaram peças de alto teor social e político nesta segunda-feira, dia 7 de maio. Faz muito sentido, pois, como diria o mestre Charles Chaplin: “Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria”. Além do mais, é impossível levantar a bandeira da Liberdade sem discutir política e, muito menos, sem falar dos problemas sociais que assolam o país há tempos imemoriais. 

Mesmo em uma segunda-feira, o movimento de gente no Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves e no Sobrado Cultural Aimorés surpreendeu até os organizadores do Festival. Restavam poucos lugares no Teatro, quando Glaucy entrou em cena. Não havia cenário. A atriz utilizou-se apenas de luz, bem simples e, poucas vezes, recorreu aos alto falantes. Se fosse no Cinema, seu espetáculo se aproximaria muito do Movimento Dogma 95, que trata, justamente, de uma arte mais realista e menos comercial, de pouco ou nenhum recurso técnico. 

Toda a sua narração foi baseada em fatos reais, vivenciados por Glaucy – encontros furtivos com moradores de rua, assaltantes e traficantes, personagens encontrados a esmo em qualquer grande centro do Brasil. Sua atuação revela o que tem de mais humano em cada indivíduo marginalizado pela nossa sociedade. “A menina é de uma expressividade incrível. Ela cresce. Começa de um jeito e termina de outro. Tem hora que a gente ri, mas é de nervoso”, disse a chef de cozinha e entusiasta do teatro Juliana Ferreira. 

A estreia do solo de Fragoso, que mistura teatro físico, com técnicas de circo, dança e uma dramatização pra lá de pungente, fez a plateia se levantar e aplaudir a atriz de pé, que agradeceu, emocionada, não só aos espectadores, mas a cada personagem que ela encarnou, vivos ou mortos. 

Já na saída do espetáculo, o público se surpreendeu com o personagem James, o Engraxate, da Fabiano Persi, que havia começado a peça arrancando sorrisos, convidando os transeuntes que, distraídos, flanavam pela rua Direita.

Com cenário, figurino e trilha que nos levam, instantaneamente, para aos Bailes Black e, ainda mais próximo, para o Baile da Saudade, em Venda Nova, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Fabiano Persi vai além de um tributo ao Soul e à Black Music ao reviver e compartilhar lembranças de seu passado. Levanta bola, sem deixar o humor de lado, para problemas sociais, de gênero e políticos, entoando, vez ou outra, com ironia, o grito “fora tênis”, em alusão clara ao senhor que ocupa a posição de presidente do Brasil. A peça ainda conta com um áudio do artista de rua, pensador e ativista Eduardo Marinho, que não tem papas na língua para expor o egoísmo e as mazelas da sociedade contemporânea.  

Pelos olhos e sorrisos daqueles que assistiram a peça, a satisfação foi unânime, como disse um dos espectadores: “Achei interessante, porque eu fiz uma cronologia da história do Soul em Belo Horizonte, e tinha, no subterrâneo, um discurso político. Além do mais, o ator não deixa a peteca cair hora alguma. Foi bem didático. É importante ter um discurso político sem fazer política”, disse o músico português André “China”.

Enfim, a segunda-feira no Tiradentes em Cena foi marcada, podemos dizer, pelo grito dos excluídos, um grito de liberdade pelas minorias, contra uma sociedade tacanha e criminosa. 

 

 

 
 
Clique para voltar
 
    JULHO | 2018    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 
09/05 Qua

Dias 09 e 10 – 10h até 11h
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
VI Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2018 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição 4ª Edição 5ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Exposição Infantil Intervenções Oficinas Outros Roda de conversa