NOTÍCIAS
 
 
24/05 Quinta-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
 
Tiradentes em Cena promove residência artística durante o Festival
 
 

Incentivar e fomentar a cultura e a arte – algo não muito comum, mesmo em um país tão vasto e diverso quanto o Brasil, que tem na sua pluralidade a maior riqueza cultural. Uma pena! Porém, o Tiradentes em Cena não comete esse pecado que, certamente, deveria ser enquadrado como crime. Pelo contrário, a ideologia dos responsáveis pelo Festival – Aline Garcia e Fábio Amaral – é de uma utopia legítima. E mesmo caminhando a passos curtos, como tudo que envolve cultura no país, especialmente, em tempos sombrios, eles sabem que é para frente que se anda. Sonhando alto, mas com os pés no chão. Avante! 

Partindo desse princípio básico, aconteceu, na primeira semana de Festival, uma residência artística de cinco dias com os integrantes do Coletivo Na Esquina – grupo circense franco-brasileiro que, volta e meia, se encontra para montar uma nova peça e correr mundo afora encantando gente. 

Financiado pelo festival mais libertário e democrático das Gerais – o Tiradentes em Cena – 11 pessoas, entre artistas e técnicos, se enclausuraram debaixo da lona da Escola de Circo Spasso, no Parque das Abelhas, para uma imersão criativa. Durante cinco dias, a trupe teve a oportunidade de se reunir – cada integrante mora em um lugar do mundo – e interagir, em um constante e frenético intercâmbio de ideias. Desse primeiro e intenso “brainstorming” nascerá o próximo espetáculo, ainda sem nome, mas que já tem a sua estreia garantida no Tiradentes em Cena 2019.

Batemos um papo com uma das responsáveis pela Escola de Circo Spasso e integrante do Coletivo Na Esquina, Roberta Mesquita, que nos contou um pouco da história do grupo e de como funciona o processo de criação. 

“Somos um grupo de amigos que se conhece há muitos anos. Muitos de nós formamos com o Rogério (Sette Camara), que é o grande responsável por tudo isso. Cada um mora em um canto do mundo. E a gente luta para se encontrar para montar uma nova apresentação”. Roberta fala sobre a dificuldade de se fazer residências no Brasil, bem diferente de países como Bélgica e França, onde é comum que um festival faça a coprodução de espetáculos. “Nem todo festival quer fomentar a arte. Mas a Aline se dispôs a coproduzir nosso próximo espetáculo. E isso é maravilhoso. Porque muita gente não sabe, mas é um processo longo, cheio de delicadezas. A gente discute as técnicas, traça um planejamento, cria um tema... E só depois é que a gente parte para a criação”.

O Coletivo convidou a bailarina Dorothy Lenner para ajudar no trabalho. Dorothy irá se encontrar com Roberta, pelo menos, uma vez por semana, até junho, para fazer uma pesquisa para a montagem do espetáculo. Outra notória  dançarina, de outra geração,  Morena Nascimento, também vai participar dos trabalhos, acompanhando os encontros da trupe. 
“É tão bom encontrar artistas e poder rolar essa troca, esse intercâmbio. Final de junho, nos reunimos de novo para ver o que temos. Depois, fazemos outra imersão em Novembro”, disse Roberta, empolgada. E completa: “O que acontece aqui em Tiradentes é lindo. É um trabalho de formiguinha... Daqui a uns três anos, talvez, as pessoas entenderão”. 

O Coletivo Na Esquina se apresentou no Tiradentes em Cena, no Largo das Forras, no primeiro final de semana de Festival, levando centenas de pessoas ao delírio. 

 

 
 
Clique para voltar
 
    DEZEMBRO | 2018    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
 
08/05 Ter

20h
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
VI Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2018 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição 4ª Edição 5ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Exposição Infantil Intervenções Oficinas Outros Roda de conversa