NOTÍCIAS
 
 
14/05 Terça-Feira Evento anterior: ! Evento anterior: !
 
 
Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 18 a 25 de maio
 
 

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 18 a 25 de maio

 

Em sua sétima edição, evento traz a temática da Alegria como forma de resistência em ano de pouco investimento na cultura.

 

 

À partir do próximo dia 18 de maio, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, abre as portas para a sétima edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena. Durante oito dias, a charmosa cidade mineira terá suas ruas, praças e casarios ocupados pelas artes cênicas e à disposição do público. Espetáculos teatrais dos mais variados gêneros, música, dança, exposição, lançamentos de livro, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas que irão estimular a reflexão do pensamento e entreter o público. Em 2019, a mostra elegeu a ALEGRIA como tema do evento e usará essa força que nos conecta e puxa para o momento presente como forma de resistência artística em tempos tão difíceis para a cultura. Alegria não é sinônimo de felicidade e tão pouco significado de superficialidade. É um momento de êxtase que une as pessoas, abre portas e gera empatia.

 

 

- Montamos uma programação bem diversificada, rodeado de parcerias, com espetáculos de variados gêneros, além de conversas e outras atividades abertas ao público. Um festival se monta durante todo um ano, mas sem incentivos essa tarefa se torna ainda mais árdua.  A produção cultural é importante para a cadeia produtiva, pois geram empregos, rendas, impostos, promove circulação de espetáculos, gera trocas. Por isso vamos resistir com alegria de alguma forma não deixar passar e a reafirmar a importância da cultura para uma nação. A cultura é alma de um povo, - desabafa a idealizadora da mostra.

 

Atriz e bailarina Dorothy Lenner é homenageada 

 

Em 2019 o Tiradentes em Cena não precisou ir muito longe para encontrar uma importante figura do cenário artístico nacional para render sua homenagem e apresentar sua história ao público. Famoso destino turístico no país, a cidade de Tiradentes também se tornou um reduto de artistas que escolheram a cidade para viver. Foi assim para a atriz e bailarina polonesa Dorothy Lenner, que adotou a cidade após uma visita na década de 1980. Nascida em Bucareste, ainda criança precisou se refugiar em Buenos Aires após a invasão de Hitler em 1939. Usou seu conhecimento em dança adquirido ainda em terras hermanas, ingressou na Escola de Artes Dramáticas em São Paulo e participou ao lado de Ruth Escobar de montagens que marcaram toda uma geração durante a ditadura militar. Mas foi após uma viagem à índia onde conheceu a arte milenar do butô e desde então se dedicou a desenvolvê-la.

 

Durante todo o evento, o público poderá conhecer mais de sua história com a exposição “Dorothy Lenner – Memórias”, sob curadoria de Hideki Matsuka, que ficará aberta durante todo o evento no Centro Cultural SESIMINAS Tiradentes Yves Alves. A exposição terá uma exibição inédita do importante fotógrafo russo Serguei Maksimishin que se encantou e acompanhou Dorothy em Tiradentes por alguns dias, quando esteve aqui com uma exposição no Festival Arte Vertentes.

 

- É uma homenagem, mas é uma homenagem para a cidade, para o tiradentino, que eu amo, respeito e tenho muita admiração. Não tenho palavras para agradecer aos céus, Deus, os arcanjos, aos deuses do olimpo e tudo que está em volta da gente, porque tudo é vida. A vida é difícil, complicada, mas ela é bela e estamos vivos.

 

Parcerias, ações de continuidade, estreia e debates marcam mostra

 

A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas locais e grandes nomes do cenário nacional sempre fizeram parte do Tiradentes em Cena. Em 2019, a mostra promoverá um encontro entre o Núcleo Ás de Paus e o grupo local Teatro da Pedra. O grupo criado há dez anos em Londrina, no Paraná, também apresentará o espetáculo “A miséria da Tia Pereira” e “Donântonia”.

 

O Festival Cenas Curtas realizado com a Rococó Produções, outra iniciativa dentro da Mostra para incentivar novos talentos, também está de cara nova. Em parceria em parceria com o Programa Caixa Preta da Universidade Federal de São João Del Rey, artistas de vários locais que tenham algum viínculo com a Universidade se apresentarão no Teatro Municipal e três cenas serão premiadas.

 

A crescente parceria com o Sesc Minas levará além dos espetáculos, novamente as rodas de conversas para o centro das atenções. O público refletirá sobre a temática do evento, além de discutir questões como feminismo, educação e cidadania. 

 

O Sobrado Quatro Cantos, outro espaço alternativo fixo durante toda mostra, será dedicado à literatura e abrigará a Editora Javali, a primeira de Belo Horizonte e uma das únicas do país voltada exclusivamente para publicações de teatro. A editora foi criada em 2015 pelos atores e dramaturgos Assis Benevenuto e Vinícius Souza.

 

Quem também estará em Tiradentes para divulgar seu novo livro é atriz e diretora Monah Delacy. 

 

Os espetáculos que fazem parte da sétima edição

A programação da sétima edição da mostra vem recheada de espetáculos dos mais variados gêneros e apresentações em diferentes espaços que cercam a cidade. A praça principal da cidade abrigará espetáculos de Circo. A lona da Spasso Escola de Circo receberá o espetáculo “Anjos Nus”, da Cia. Levianos, de São Paulo.  A luta pela liberdade da população afro-brasileira também será lembrada na peça “Mata Rasteira”, de Belo Horizonte, que será apresentada no Museu Padre Toledo. O intercâmbio com a UFSJ também promoverá uma apresentação de teatro e dança dentro da universidade, com o espetáculo “Levantes. Ações para estar sobre a Terra”.

 

O tradicional grupo Trama de Teatro traz de Contagem, BH, a peça "A gota que falta", espetáculo que tematiza a escassez da água e busca uma reflexão crítica sobre a sociedade atual Quem assina a direção é Chico Pelúcio, ator e diretor de teatro reconhecido por seu trabalho no Grupo Galpão, do qual é integrante, além da sua atuação em cinema e televisão.

- “A montagem de “A Gota que Falta” com o Grupo Trama de Teatro tem vários e bons significados. Em um País onde a cultura sofre todo tipo de golpe e indiferença renovar um grupo com a idade do Trama é um ato de coragem e resistência. Foi com grande prazer e esperança que trabalhei com esses jovens atores”, diz Chico Pelúcio.

 

O ator Alexandre Lino retorna ao seu teatro documental para homenagear educadores e discutir a educação no país com a peça “Quadro Negro”, dirigida por Maria Maya.

 

A mostra encerra no dia 25 de maio, sábado, homenageando os 50 anos do movimento tropicalista. O grupo Teatro da Pedra conduzirá o público em um cortejo com a peça “Caetanear” até a apresentação da banda Sagrada Profana, formada por 16 mulheres e com um potente repertório que exalta ícones femininos.  

 

 

A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena conta com a parceria cultural do Sesc em Minas e  SESI FIEMG, promoção cultural Jornal o Tempo, apoio IPHAN, Prefeitura Municipal de Tiradentes, Sobrado Cultural Aimorés, Museu da Liturgia, Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Campus Cultural UFMG e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, empresários e amigos de Tiradentes. Uma rede afetiva que coloca a artes cênicas na cena.

 

 

Tiradentes em Cena

De 18 a 24 de maio

www.tiradentesemcena.com.br

 

 

 
 
Clique para voltar
 
    MAIO | 2019    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
18/05 - DOROTHY LENNER - MEMÓRIAS (Tiradentes-MG)
18/05 - SAMAÚMA - O ESPÍRITO SAGRADO DA FLORESTA (Tiradentes-MG)
18/05 - SAMAÚMA - O ESPÍRITO SAGRADO DA FLORESTA (Tiradentes-MG)
18/05 - O CIRCO A CÉU ABERTO (Sana-RJ)
18/05 - O CIRCO A CÉU ABERTO (Sana-RJ)
18/05 - ACORDA AMOR (Rio de Janeiro-RJ)
18/05 - CABEÇA DE NEGO (Rio de Janeiro-RJ)
19
19/05 - MINÚSCULA MOSTRA DA ALEGRIA - MMA
19/05 - Roda de Conversa: Dorothy sua vida na arte
19/05 - Roda de Conversa: Tá achando graça de que?
19/05 - Bate-papo sobre Feminismos e Teatro com Cida Falabella
19/05 - Aulão de circo
20
20/05 - “Qual é a graça”
21
21/05 - SUBTERRÂNEO (Juiz de Fora-MG)
22
22/05 - ANJOS NUS (São Paulo-SP)
22/05 - LEVANTES. AÇÕES PARA ESTAR SOBRE A TERRA. (São João Del Rei-MG)
23
23/05 - MATA RASTEIRA (Belo Horizonte-BH)
23/05 - O QUADRO NEGRO (Rio de Janeiro-RJ)
23/05 - Didascaliando - UFSJ
24
24/05 - DONANTÔNIA (Londrina-PR)
24/05 - Roda de Conversa: Arte, Educação e Cidadania
25
25/05 - A GOTA QUE FALTA (Contagem-MG)
25/05 - BIRA E BEDÉ (Belo Horizonte-MG)
25/05 - A PEREIRA DA TIA MISÉRIA (Londrina-PR)
25/05 - CORTEJO CÊNICO CAETANEAR (São João Del Rei-MG)
25/05 - BANDA SAGRADA PROFANA (Belo Horizonte-BH)
25/05 - A GOTA QUE FALTA (Contagem-MG)
25/05 - BIRA E BEDÉ (Belo Horizonte-MG)
25/05 - ENCONTRO COM MONAH DELACY
25/05 - Encontro com Monah Delacy
25/05 - Conversa com Chico Pelúcio
26 27 28 29 30 31 1
 
23/05 Qui

19h
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
VII Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2019 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Exposição Infantil Intervenções Oficinas Outros Roda de conversa