O segundo dia de atrações da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena 2019 se iniciou com a Roda de Conversa "Dorothy: sua vida na arte" em que a atriz dialogou com o público presente e com os convidados da mesa sobre suas ricas vivências na carreira artística. Impossível falar sobre a arte sem mencionar os percalços, os desafios e os mestres que fazem o trabalho e a vida pessoal da atriz entrelaçar.
A arte, para Dorothy, é seu trabalho mas é também o caminho que lhe trouxe tantos aprendizados que fizeram-na mais forte e mais sábia. Em sua fala, que reflete uma perspectiva baseada no cuidado e no amor pela vida, Dorothy citou os aprendizados acumulados quando se permitiu ser dirigida por diferentes mentes no palco. Ouvir a bailarina é relembrar que a vida é uma prova de equilíbrio: bailar, dançar, dirigir e ser dirigida sem perder o sorriso e a gratidão.
A roda ocorreu na manhã de domingo, no jardim do Sobrado Quatro Cantos. Estiveram na mesa Hideki Matsuka, grande amigo e parceiro de trabalhos de Dorothy; Éden Silva Peretta, diretor que fez a direção de "Samaúma - O Espírito Sagrado da Floresta" e que atualmente é professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas (DEART) da Ufop; Carla Andréa Silva Lima, professora Adjunta da UFMG, pesquisadora, bailarina e diretora na área de dança e teatro; e Carolina de Pinho Barroso Magalhães, Mestre em Artes Cênicas e atualmente Doutoranda em Artes da Cena pela UFMG. Fernando Mencarelli fez a mediação da mesa. Ele é Diretor de Ação Cultural da UFMG e professor do curso de Teatro da UFMG.
Agradecemos a presença de todos os convidados e também do público que conversou com nossa homenageada, Dorothy Lenner, mulher de tanta sabedoria!
Foto: Marlon de Paula
Texto:Jordana D. Belo