RELEASES
 
 
18/11/2020 - Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 18 a 21 de novembro
 
 

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 18 a 21 de novembro

Em sua oitava edição, em um ano de pandemia, festival traz o amor como tema

É possível lutar pela cultura em um ano como 2020? Para nós, não só é possível, como é extremamente necessário. Quem dera pudéssemos anunciar, pelo oitavo ano seguido, um calendário “normal” da Mostra Tiradentes em Cena, que acontece na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Mas a verdade é que a pandemia do Coronavírus mudou tudo e obrigou todos os setores, inclusive o cultural, a repensarem cada uma das suas atividades. A produção teatral ficou invariavelmente desfalcada e precisou migrar para o cenário online. E é justamente nesse cenário diferente, e com parte da audiência canalizada no on-line, que nossas cortinas irão se abrir.

Durante quatro dias, teremos apresentações dos mais variados gêneros. Espetáculos, música, dança, exposições, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas que irão estimular a reflexão do pensamento e entreter o público, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde.

- O Tiradentes em Cena sempre acontece em maio, mas com todo esse cenário faremos em novembro. Neste momento de pandemia e isolamento, onde a classe artística foi uma das mais afetadas, faz-se necessário retomar a renda e a possibilidade de trabalho do meio artístico. Somos uma equipe formada por pessoas que acreditam na arte, na pluralidade, na diversidade e no poder de transformação e na inclusão da cultura.  A produção cultural é importante para a cadeia produtiva, pois gera empregos, rendas, impostos, promove circulação de espetáculos, gera trocas. Por isso vamos resistir com AMOR - conta a idealizadora da mostra, Aline Garcia.

Atriz e fundadora do Grupo Galpão, Teuda Bara, que completará 80 anos em janeiro, é a homenageada

Atriz e fundadora do Grupo Galpão, Teuda Bara atuou na maior parte dos espetáculos do grupo. No início dos anos 2000 viveu entre o Quebec e Las Vegas para, a convite do renomado diretor Robert Lepage, participar do espetáculo “K.Á.”, do Cirque Du Soleil. De volta ao Brasil, em 2007, retomou sua carreira pelos palcos e ruas brasileiros, ao lado do Galpão. Estreou, em 2015, a peça “Doida”, produção independente que ela própria encabeçou e na qual divide a cena com seu filho Admar Fernandes.

 

Nos dias do evento, o público poderá assistir ao espetáculo solo “Luta”, que será transmitido no canal do Tiradentes em Cena no YouTube. “LUTA” é um espetáculo criado para e com Teuda Bara. Visitando suas memórias, a atriz, em cena, ficcionaliza sua trajetória, cria imagens, conta casos e elege a “Luta” como alegoria para o teatro e a própria vida.

Também teremos um bate papo inédito com o escritor e jornalista João Santos sobre o livro “Comunista demais para ser Chacrete”, do qual ele é autor.  O livro é uma publicação da Editora Javali e traça um perfil biográfico de Teuda.

Parcerias, ações de continuidade, estreia e debates marcam mostra

A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas locais e grandes nomes do cenário nacional sempre fizeram parte do Tiradentes em Cena.  Neste ano não será diferente.

O Festival Cenas Curtas, realizado em parceria com o ator e produtor Vinícius Cristóvão, uma outra iniciativa dentro da Mostra para incentivar novos talentos, também está de cara nova.  Pela natureza do momento, o fazer teatral teve que se adaptar e experimentar novas formas de continuar criando e afetando o público. A plataforma online foi o caminho encontrado por tantos artistas. Por isso, essa edição do Cenas Curtas será toda online e voltada para a experimentação desse campo artístico, no qual teatro e audiovisual se entrelaçam, criando poéticas tecnológicas. A edição do Cenas Curtas acontece em parceria com o Teatro em Movimento e o Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (COTEA).

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes também participa do festival com a Exposição virtual ‘Confluências’, que coloca em repasse a trajetória de João das Neves. A mostra foi montada a partir do arquivo pessoal do dramaturgo sob a guarda da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da UFMG - naturalmente, parte deste acervo, que, cumpre dizer, foi doado pelo próprio João das Neves à universidade. Também teremos interações pelas redes sociais com o tema.

Os espetáculos que fazem parte da oitava edição

A programação da oitava edição da mostra vem recheada de espetáculos dos mais variados gêneros e apresentações em diferentes espaços virtuais e físicos.

O Largo do Museu de Santana será palco para a peça sobre a vida e obra de Solano Trindade, poeta e fundador do Teatro Popular Brasileiro. A dramaturgia é de Elisa Lucinda e da diretora Geovana Pires, e a interpretação de Val Perré.  O sobrado Aimorés recebe “Prazer é Todo Nosso” com Juliana Martins  e “Yabás e suas histórias”. A Performance 999 acontece no Beco da Igreja São João Evangelista com Carolina Correa, atriz, diretora, performer e Coordenadora Internacional do Corredor Latinoamericano de Teatro. Na dança, o Alto do São Francisco será palco para a professora Renata Mara, certificada pela DanceAbility International Foundation, sendo referência em práticas e estudos ligados à arte, educação, inclusão e acessibilidade.

O Tiradentes em Cena também abrigará a estreia oficial do monólogo “Parece que foi Ontem”, da Trupe Ventania, de Passos, que acontecerá em casarão na Rua Direita. E as ruas da cidade receberão intervenções que falam desse tempo e que conscientizam para o cuidado ao próximo. Além disso, haverá palhaçaria para alegrar a criançada.

A programação permeia o tema amor e traz a tona temas como racismo, inclusão, liberdade e resistência. 

Novos tempos pedem novas narrativas

O “teatro-web” veio mesmo para ficar e evoluir para camadas cada vez mais profundas, sendo assim escolhemos algumas cenas que terão destaque no Tiradentes em cena. São elas:

“Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt”. Com texto ágil, forte e provocativo, os dois atores e o diretor dominam o jogo cênico através da web e nos conduzem a uma verdade cênica poucas vezes experimentada via Zoom,

“O Tempo”, solo de  Monique Vaillé, será transmitido pelo nosso Instagram.  Conta a história de uma mulher em crise existencial que reflete sobre a vida e suas escolhas, tentando priorizar seus desejos e se conectar ao tempo presente. Já  “O amor faz-me fome” é um trabalho da Cia Mineira de Teatro, inspirado no livro “Jóquei”, da poeta portuguesa Matilde Campilho, e produzido durante o período de quarentena. O vídeo, com direção de Diego Matos e atuação de Júnio de Carvalho e Priscila Natany, é uma metáfora existencial dos nossos tempos.

A oitava Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena foi toda pensada de forma a garantir a segurança de técnicos, produtores, artistas e toda equipe.

 A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena é realizada com o patrocínio da Eletrobras Furnas, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal e Ministério do Turismo. A Mostra conta com o apoio do Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (COTEA),  SESI FIEMG, IPHAN, Prefeitura Municipal de Tiradentes, Conecta, Sobrado Cultural Aimorés, Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Campus Cultural UFMG e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, empresários e amigos de Tiradentes.

 

 

 

 

De 18 a 21 de novembro

YouTube: youtube.com/tiradentesemcena

Instagram: @tiradentesemcena

Site: www.tiradentesemcena.com.br

Twitter: @Tiradentes_Cena

 

 

 
 
Clique para voltar
 
    OUTUBRO | 2021    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 
19/05 Qua

Disponível
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
9ª Mostra de Artes Cênicas de Tiradentes © 2013-2021 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Oficinas Outros Roda de conversa