RELEASES
 
 
12/05/2017 - Rodas de Conversa e cena encontro sobre raça, gênero e feminismo movimentam Mostra de Teatro
 
 

Rodas de Conversa e cena encontro sobre raça, gênero e feminismo movimentam Mostra de Teatro

 

Iniciativa é uma parceria entre o Sesc em Minas e o evento que acontece de 19 a 27 de maio em Tiradentes

 

Mais do que reunir espetáculos e apresentá-los gratuitamente durante nove dias de evento, a 5ª edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena, que acontece de 19 a 27 de maio na cidade mineira de Tiradentes, promove uma parceria cultural inédita com o Sesc em Minas. Além de levar o espetáculo Casa de Boneca que será apresentado no dia 27 de maio, acontecerão rodas de conversas temáticas com agentes culturais de Minas e Rio de Janeiro.

 

- Este ano nossa temática é a tolerância e em parceria com o Sesc em Minas desenvolvemos três Rodas de Conversa que discutirão raça, gênero e feminismo, questões em voga atualmente. Uma parceria inédita que promoverá uma troca de experiência fundamental para o desenvolvimento artístico – diz Aline Garcia, idealizadora do Tiradentes em Cena.

 

Na abertura, dia 19, às 16h, a analista Técnico-Social do Sesc em Minas , Maria Carolina Fescina Silva, media  a Roda de Conversa “Teatro Negro: Representatividade e Resistência”. Maurício Tizumba, homenageado desta 5ª edição, é um dos participantes, ao  lado de Mestre Prego e Sérvulo. No dia 25 de maio, Cris Moreira e Guilherme Théo discutem “Teatro e Feminismo: Construir uma nova história”. Já no dia 26, a conversa gira em torno das questões de gênero e sexualidade com o tema “Teatro e Cultura Trans”, com a presença de Thammy Miranda, Alexandre Lino, Carol Braga e Vinicius de Carvalho. Às vésperas de completar 80 anos de idade, o teatrólogo Amir Haddad encerra a mostra com a roda de conversa “O circo etéreo de Amir Haddad”, no dia 27 de maio.

 

Nesta quinta edição, a cidade de Tiradentes receberá mais de 20 espetáculos, apresentados em variados espaços cênicos, além de exposições, oficinas e cortejos. A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com empresas locais, apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos atores e produtores envolvidos que participam do evento. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cemig.

 

SOBRE O PROJETO 'RODA DE CONVERSA'

Roda de Conversa, realizado pelo Sesc, foi criado para proporcionar às pessoas uma oportunidade de discussão sobre assuntos relacionados à cultura, por meio de encontros com a participação de especialistas nos temas propostos. Dessa forma, o público se atualiza a respeito do que acontece na área e identifica possibilidades de ampliar os horizontes da produção artística. A ação é itinerante e realizada em todo o território mineiro.

 

 

 

Confira a programação completa em www.tiradentesemcena.com.br

 

 

19 de maio – Sexta-feira

 

16h – Roda de Conversa: Teatro Negro: Representatividade e Resistência

Local: SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves

Mediação: Maria Carolina Fescina Silva (Analista Técnico Social do Sesc)

Participantes da Mesa:

- Mauricio Tizumba (instrumentista, cantor, compositor, ator e empreendedor cultural brasileiro com carreira artística estabelecida desde 1973). Um dos mais populares artistas de Minas Gerais é um dos criadores da Companhia Burlantins, um grupo teatral de rua marcado pela musicalidade e em atividade desde 1996, e do Tambor Mineiro, grupo de percussão com influência do congado, ambos culturalmente expressivos.

- Mestre Prego (Capitão do Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia)

- Sérvulo Matias (diretor e ator do grupo local de teatro Entre&Vista)

- Adilson Siqueira (Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de São Joao Del Rei)

 

 

Sinopse: A Roda de Conversa irá refletir e discutir a presença do negro em diferentes segmentos. Neste encontro, os participantes serão convidados a refletir sobre a influência da cultura negra na sociedade brasileira. Ao longo da história, o país incorporou conhecimentos técnicos, costumes, expressões artísticas e muitas outras contribuições que fazem parte da formação da identidade nacional.

 

21 de maio – domingo

 

14h – Cena encontro: A importância de festivais de teatro na descentralização das artes cênicas.

Local: Museu da Liturgia

Sinopse: Mais do que reunir espetáculos de sucesso, qual a real função de um festival de teatro para as artes cênicas fora dos grandes centros? A troca de experiência, a geração de empregos e a possiblidade de experimentar novas linguagens e espaços são apenas alguns temas que levantaremos em uma roda de conversa com a participação de diversos agentes culturais. Com Maria Siman  produtora da Primeira Página e diretora da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro / João Carlos Rabello – idealizador do Festival Internacional de Teatro de Angra (FITA) / Tatyana Rubim – Diretora da Rubim Produções (Belo Horizonte) / Juliano Felisatti – diretor do Teatro da Pedra (São João Del Rei) / Barroso / Casa da Torta /  Márcia – São João Del Rei / Rogerinho gestor do Museu da Liturgia

 

 

25 de maio – Quinta-feira

 

16h – Roda de Conversa: Teatro e Feminismo: construir uma nova história

Local: SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves

Mediação: Maria Carolina Fescina Silva (Gerência de Cultura - Departamento Regional Minas Gerais do Sesc)

Participantes da Mesa:

Cris Moreira - atriz do espetáculo Rosa Choque

Guilherme Théo – ator espetáculo Rosa Choque

Sinopse: Os frequentes abusos sofridos pelas mulheres, noticiados pela imprensa e em relatos nas redes sociais, são o ponto central da peça que abre espaço para a Roda de Conversa após espetáculo Rosa Choque. O objetivo da roda é promover discussão e reflexão sobre a violência sexual, social e moral. O choque não é de mulheres contra os homens. O choque é contra um pensamento que limita a liberdade humana, mas principalmente, de mulheres. O choque – sem violência – é para que haja o encontro.

 

27 de maio – Sábado

 

14h – Cena Encontro - Teatro e Cultura Trans

Local: Sobrado Quatro Cantos

Participações confirmadas: Alexandre Lino (ator da peça Lady Christiny) / Carol Braga (diretora da Culturadoria) / Thammy Miranda (ator da peça T.R.A.N.S) / Vinícius de Carvalho (mestrando em educação)

Sinopse: Estamos vivendo numa sociedade constantemente em transição. As diferenças sexuais e as questões de gênero estão na pauta do dia, na política, nas ruas, na televisão e por que não também no teatro.

 

 

17h – Roda de conversa: O circo etéreo de Amir Haddad

Local: Jardim SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves

Sinopse: A exposição "O circo etéreo de Amir Haddad" é uma preservação da memória do ator e diretor que testemunhou os últimos sessenta anos do teatro brasileiro, dirigindo várias gerações de atores desde Jaime Costa, Elza Gomes, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto a Renata Sorrah, Pedro Cardoso e Andreia Beltrão, dentre muitos outros. Em 1980 abdicou do chamado "Teatro convencional" para fundar o Grupo "Tá Na Rua" se tornando o patrono do teatro de rua no Brasil, símbolo de resistência e pioneirismo​ das artes públicas. A plateia entrará em contato com este mago do teatro através de fotos de alguns dos mais de trezentos espetáculos que Amir Haddad dirigiu, de vídeos-depoimentos de atores, cartazes, objetos, figurinos e adereços que fazem parte da trajetória do teatrólogo. Esta homenagem é antes de tudo um brinde à vida, ao teatro e ao Amir que faz parte da primeira geração de diretores brasileiros junto com Augusto Boal, Antônio Abujamra, Flávio Rangel, Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa.

 

SERVIÇO:

MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA

Data: de 19 a 27 de maio de 2017

Local: Tiradentes – Minas Gerais

Assessoria de Imprensa    

Minas de Ideias Comunicação Integrada

Fábio Amaral

(21) 3023-1473 / 98635 5636

ascom@minasdeideias.com.br

fabio@minasdeideias.com.br

 

Assessoria de Imprensa São Paulo

Minas de Ideias Comunicação Integrada

Carlos Gilberto

11 3774 1918 / 11 97064 9555

carlos@minasdeideias.com.br

 

Assessoria de Imprensa Belo Horizonte

Primeiro Plano Comunicação

Cadu Brandão – cadu@primeiroplanocomunicacao.com.br

Viviane Furst – viviane@primeiroplanocomunicacao.com.br

(31) 3234 0714 / 8341 0878 / 8257 7494

 
 
Clique para voltar
 
    OUTUBRO | 2017    
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 
20/05 Sáb

19 horas
 
PROGRAMAÇÃO
 
Download!
 
Download PDF
 
 
MÍDIAS SOCIAIS
 
Siga-nos no instagram
Siga-nos no flickr
Siga-nos no youtube
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Faça parte da nossa mailing-list
 
 
 
IV Mostra de Teatro de Tiradentes © 2013-2017 todos os direitos reservados
Notícias Fotos Releases Clipping Credenciamento
Galeria de fotos Flickr Instagram
Sobre a mostra Créditos 1ª Edição 2ª Edição 3ª Edição 4ª Edição
Sobre Tiradentes Parceiros
Adulto Infantil Intervenções Oficinas Outros